top of page
SEJA BEM VINDO À NOSSA CASA!
A Casa que amamos, no formato em que ela funciona, não é encontrada com muita frequência em nenhum lugar de nosso Estado, quiçá país, uma vez que a mesma está diretamente ligada ao surgimento da Umbanda, ou melhor dizendo, a Umbanda dos Primórdios. Somos uma Casa que traz em sua Doutrina o que foi passado ao Médium Zélio por ocasião da incorporação do Caboclo Sete Encruzilhadas, e que deu origem a Umbanda.
Há algumas Casas de Umbanda, na verdade a grande maioria, que traçam os fundamentos da Umbanda com outras religiões de origem africana, principalmente o Candomblé, e por isso, cultuam Orixás com comidas e vestes, utilizam atabaques em seus pontos, podendo até incorporar em seus preceitos a "matança" de animais.
A Umbanda de Primórdios vem na contramão dessas Casas, trazendo consigo, apenas, os Guias da Umbanda, com todo o seu esplendor, os ensinamentos do Caboclo Sete Encruzilhadas, os Orixás como as diferentes faces de Deus e a organização espacial das Casas e/ou Federações Espíritas. Por esse motivo, foi conhecida por alguns anos como Umbanda Branca. O fato se deu por se assemelhar ao Centro de Mesa Branca. Com a toalha rendada, a vela acesa, o copo com água e a flor branca, assim como foi pedido, por ocasião da aparição do, já citado caboclo, na Federação Espírita em Niterói.
Voltando a Nossa Casa, vale ressaltar que um de Nossos Dirigentes Espirituais é uma Preta Velha, que acolhe a todos com muita sabedoria, amor e paciência! E por isso... E só por isso... Ou muito por isso... não somos um Centro de Mesa! Somos UMBANDA DE PRIMÓRDIOS! A Umbanda, por ser democrática, acolhe a todos, e por isso, dividem a Direção Espiritual da Casa um Médico Mentor, um Cigano e a já citada Preta Velha. Coisa que seria inconcebível em um Centro Espírita.
Nas Federações Espíritas, os Caboclos e Pretos Velhos, quando de sua primeira aparição, foram considerados por alguns como espíritos atrasados, porém, hoje temos a real noção de quão valorosa é a convivência com Eles! E com todas as outras falanges. Esses espíritos possuem uma sabedoria que encanta a todos que deles se aproximam. Por tudo isso, vale salientar, que a Doutrina de Nossa Casa está toda fundamentada em seus ensinamentos e orientações.
AMOR e CARIDADE!
Esse é o nosso lema!
Assim como Jesus ensinou, por meio do Evangelho, a prática do amor e da caridade, essas entidades nos ensinam a cada dia, com suas histórias, seus conhecimentos, sua evolução espiritual, como difundir entre aqueles que precisam, os Ensinamentos de Nosso Senhor, perpassando para todos nossa visão espiritualista de coisas que até já conhecemos, mas temos dificuldades de entender. Como reencarnação, vidas passadas, carma...
DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
Fazemos questão de estudar, compreendendo além do dom da incorporação, as diversas manifestações dos espíritos (vidência, psicofonia, clariaudiência, etc.) e descobrir todas as formas de conexão com o plano espiritual, para melhor cumprirmos a nossa Missão. Poucas Casas de Umbanda trabalham com estudo para desenvolvimento da mediunidade! Mas para nós não há outra forma de entendermos e desenvolvermos nossa mediunidade! Nesses encontros lemos, debatemos, participamos de dinâmicas, que nos fazem entender melhor Nossa Missão e a importância de todos os dons mediúnicos; como desenvolvê-los, a fim de ajudarmos aqueles que nos procuram. É através de nossos estudos que tomamos a consciência de que todos os dons são de suma importância em Nossa Casa. A incorporação é apenas um dos dons mediúnicos, nem mais, nem menos importante, e todos os outros dons devem ser desenvolvidos paralelamente, pois são complementares e nos ajudam na compreensão de manifestações de espíritos sem luz, de energias negativas emanadas para alguma pessoa ou lugar, no recebimento de mensagem de espíritos que fizeram a passagem... dentre outras particularidades da espiritualidade.
Patrícia Maria Signorelli
Presidente da Fraternidade Espírita Casa de Caridade Lar de Mariazinha
NOSSOS TRABALHOS


1


1/12
bottom of page












